quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

SÃO FRANCISCO DO CONDE




São Francisco do Conde, Bahia



Aqui você encontra muita informação e fotos de São Francisco do Conde. Uma relação completa de hotéis em São Francisco do Conde e pousadas em São Francisco do Conde, além de restaurantes, imobiliárias e muito mais.


Um pouco sobre São Francisco do Conde:

São Francisco do Conde é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população aferida pelo IBGE na contagem de 2008 foi de 31.219 habitantes.

São Francisco do Conde pertenceu ao termo de Salvador até 1697, quando foi emancipado.

É o 3º município brasileiro com maior PIB per Capita.

A arrecadação municipal de impostos ligados à produção e refino de petróleo pela refinaria RLAM, da Petrobras, é de cerca de R$ 200 milhões por ano. (IBGE)

Em que pese este fato, as condições de vida no município se encontram muito abaixo do esperado. Sua taxa de mortalidade infantil se encontra acima do máximo considerado aceitável pela OMS. Não existe tratamento de esgotos no município, e o acesso à água encanada chega a apenas cerca de metade da população. (Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, PNUD, 2003)

Caminhar por São Francisco do Conde é permitir-se um mergulho no tempo e no espaço. Distante apenas 66 km de Salvador, muitas vezes leva o visitante a pensar estar ainda na Bahia colonial, ao se deparar com os imponentes prédios de herança portuguesa e a Igreja de São Francisco. Muda o ângulo e pronto: temos a Ilha Cajaíba bem em frente ao porto do município de menos de 27000 habitantes. Deste modo, pode-se apreciar ainda um reduto de Mata Atlântica. De barco, outra opção, a região que envolve vários manguezais oferece passeios inesquecíveis pelas ilhas da Baía de Todos os Santos.


Prefeita: Rilza Valentin (PT)
Distancia da Capital: 67 Km


Ilha de Cajaíba.

A Ilha de Cajaíba localiza-se em frente a São Francisco do Conde, no litoral do Estado da Bahia, no Brasil.

Separada do continente por um canal, a ilha apresenta oito quilômetros de extensão, sendo conhecida por sua história e por sua beleza natural. Conta com uma praia particular.

História

A sua ocupação remonta à época do Brasil Colônia, quando nela foi implantado um engenho para produção de açúcar, o Engenho da ilha de Cajaíba. Chegaram até nós, em bom estado de conservação, as instalações da Casa Grande, da Senzala, do Engenho própriamente dito e as centenárias palmeiras imperiais.

Residiram na ilha personagens históricos como o governador-geral Mem de Sá, o sertanista e historiador Gabriel Soares de Sousa e um dos líderes da Sabinada, o barão de Cajaíba, lembrado localmente pelo tratamento cruel que dispensava aos seus inimigos e aos escravos que se rebelavam, atirados ainda com vida ao mar, através de um fosso.

À época da Guerra da independência do Brasil (1822-1823) nela foi erguida uma bateria para a sua defesa, a Bateria da ilha de Cajaíba.

A ilha encontra-se com um projeto para implantação de um resort em 2009.

Visitação

Para fazer a visitação turística, é necessária a prévia autorização da Secretaria de Turismo Municipal. O acesso à ilha é feito exclusivamente por embarcações

0 comentários: